topo site

Notícias+

20 . Novembro . 2020

No dia da Consciência Negra, Eduardo Rocha destaca que a cor não define ninguém e somos todos iguais

Data é celebrada neste dia 20 de novembro

Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. O deputado estadual Eduardo Rocha destaca que a cor da pele não define ninguém e todos somos iguais.

Para ele, esta data nem deveria existir. “Infelizmente, mesmo em mundo tão evoluído em muitos assuntos, é necessário ter uma data para lembrar da consciência com relação aos negros. Devemos respeitar a todos e tratar da mesma forma, independente da cor da pele. Respeito e educação para com o outro não é indispensável com todos”, afirmou o parlamentar.

“Na foto desta matéria, fiz questão de publicar um registro ao lado do meu amigo de longa data, negro, o vereador Rialino Araújo. Com ele já tive a oportunidade de termos muitas conversas e compartilharmos muitos momentos e o fato de ser negro nunca impediu ou atrapalhou nossa amizade. E assim que deve ser”, destacou Eduardo Rocha.

Ainda de acordo com o deputado, o racismo é um ato absurdo e desumano. “A discriminação e o racismo são muito cruéis. Quem os pratica deveria se colocar no lugar do outro e acima de tudo ter consciência que estes atos são horríveis”, concluiu o parlamentar, primeiro vice-presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

História

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é nesta data por ser atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, importante negro que lutava contra a escravidão.
Zumbi morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura.

Esse dia comemorativo foi oficialmente instituído em todo país através a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, mas não é Feriado Nacional. Apesar disto, foi decretado como Feriado Municipal em milhares de cidades e Feriado Estadual em alguns estados, o que não é o caso de Mato Grosso do Sul.

Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
 

Crédito: Mariana Anjos / Assessoria deputado Eduardo Rocha
Foto: Mariana Anjos / Assessoria deputado Eduardo Rocha

Leia Também

Logo